Tem de fazer download do Flash Player para ouvir a música desta página
 
 
 
 


 


O Concurso “Bento de Jesus Caraça – O Matemático da Liberdade” constituiu para nós uma oportunidade e um desafio.
A oportunidade de, em torno da construção de um sítio na Internet, envolver um grupo de alunos e professores no estudo da obra e da personalidade de Bento Caraça. Nalguns casos foi a primeira vez que alunos e professores contactaram directamente com os seus textos e conheceram a sua actividade cívica. Para outros foi uma nova oportunidade para reflectir e aprofundar o conhecimento de um património cultural que deslumbrou várias gerações de matemáticos e outros cidadãos. Vai ser também a oportunidade de divulgarmos o nosso trabalho e os nossos conhecimentos junto da restante comunidade escolar (alunos, professores e outros colaboradores) não só através do sítio, mas também de um número especial do nosso jornal escolar dedicado a este tema.
Pudemos constatar que se mantém intacta a capacidade de deslumbrar da sua obra. Muitas questões que Bento Caraça tratou mantêm-se em aberto, continuam a suscitar novas perguntas e daí a sua plena actualidade.
Os “Conceitos Fundamentais da Matemática” na sua aparente simplicidade continuam a revelar-se uma obra densa e complexa onde a Matemática, a História, a Filosofia, a Física e outras ciências se entrelaçam numa forma sublime, às vezes contraditória, mas profundamente humana.
Mas, como dizíamos no início, este trabalho também foi um desafio, pois ele representa uma grande responsabilidade para a nossa Escola. Bento Caraça legou uma mensagem de exigência e rigor pela qual tentamos pautar o nosso trabalho. A inclusão de textos por nós escritos propositadamente para o sítio foi uma preocupação constante. Neste trabalho queremos destacar a conversa/entrevista que tivemos com a Professora Doutora Natália Bebiano, professora catedrática do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra e que há mais de 20 anos vem desenvolvendo um trabalho de estudo, reflexão e divulgação da obra de Bento Caraça, nomeadamente na sua vertente de matemático e de filósofo da Matemática. A conversa que tivemos com a professora Natália Bebiano foi uma lição de amor e conhecimento da obra de Bento Caraça que nos marcou de forma profunda e que esperamos que em grande parte esteja reflectida na entrevista incluída neste sítio.
Finalmente, uma palavra de agradecimento à Rádio Televisão Portuguesa pela cedência e autorização para integrar no sítio o documentário de 1995 “Bento de Jesus Caraça, Matemático e Cidadão” de Diana Marina Dias Andringa.

O Director da Escola, José Rui Ferreira